Canal do Poder

Home /

Notícias

Indicação da deputada Luciane Carminatti para expandir UFFS no Estado é aprovada

Segunda-feira, 3 de novembro de 2014, 14h28min

Nesta semana, foi aprovada a indicação da deputada estadual Luciane Carminatti, solicitando que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) envie ao Ministério da Educação (MEC) uma lista de novos municípios para inclusão no Plano de Expansão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). De acordo com Luciane, a UFFS possui somente a sede em Chapecó no estado, e desde 2009 foram firmados compromissos de expansão da instituição para as cidades de São Miguel do Oeste e Concórdia.

“O processo em Concórdia está mais avançado. São Miguel conta com um grupo de trabalho nomeado para fazer as adequações do projeto e cumprir as exigências do MEC. Enquanto isso, as regiões de Caçador e Planalto Norte também estão se mobilizando", explica.

Desde o início de 2011, a parlamentar, juntamente com movimentos sociais, sindicatos, entidades e demais lideranças políticas, tem realizado audiências com o objetivo de articular a melhor e a mais rápida forma de implantação da UFFS nestas regiões. “Já intermediamos propostas assertivas entre a instituição e o governo federal, participando de reuniões em Brasília. Acreditamos que seja de suma importância a oferta do ensino superior a toda população catarinense, especialmente nestas regiões onde o ensino público ainda não chegou”, ressalta.

A UFFS, por meio de nota, explica que a universidade está fazendo a sistematização das propostas recebidas, com observações e sugestões pertinentes, e as remeterá ao Conselho Universitário (Consuni) e ao Conselho Estratégico Social (CES). Os dois conselhos, em reuniões conjuntas e extraordinárias, irão ouvir as defesas das propostas e promover o debate. Caberá ao Consuni a decisão final sobre quais propostas figurarão no Plano de Expansão a UFFS, que será submetido ao Ministério da Educação em 2015.