Canal do Poder

Home /

Notícias

Feras na matemática são homenageadas no Oeste catarinense

Terça-feira, 15 de dezembro de 2015, 11h01min

Os 70 vencedores na Matemática da região Oeste catarinense foram homenageados no último sábado (12), em Chapecó.

Os professores que guiaram os estudantes também receberam diplomas ou placas de homenagem durante a 1ª Cerimônia Regional Oeste de Premiação dos alunos medalhistas e menção honrosa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP – 2014).

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio do mandato da deputada Luciane Carminatti, foi uma das organizadoras do evento, juntamente com a OBMEP, a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Em 2014, 18 milhões de alunos das escolas públicas concorreram às medalhas e menção honrosa na Olimpíada. Deles, apenas 6,5 mil passaram para uma segunda etapa e, ao final, da região Oeste de Santa Catarina 70 foram premiados.

“Nossa homenagem é em reconhecimento a atitude e o querer aprender desses alunos, mas também a importância do professor e o papel fundamental das agências formadoras, as escolas e universidades que participam do projeto e formam os professores”, destaca a deputada Luciane.

A professora Leani Koch, que também é mãe de uma medalhista, lembrou da luta, desde 2005, para inserir a Olimpíada em todas as escolas.

“É uma emoção hoje como professora e como mãe ver tantos alunos participando, assim como os pais, as escolas, as universidades e a Alesc apoiando um evento para a construção do futuro dos nossos alunos e filhos”.

A coordenadora regional de Iniciação Científica da OBMEP, representando também a UFFS, Lucia Menoncini, destaca que os 70 alunos da região conquistaram um lugar privilegiado e que “a conquista também é dos pais, grandes incentivadores dos filhos, e dos professores e escolas”.


Já o reitor da Unochapecó, Odilon Poli, acredita na solidariedade desses estudantes com o próximo para que se construa um Brasil melhor. “Se você for bom sozinho, nosso país não vai se desenvolver.

Precisamos fazer todos serem muito bons. Por isso a importância dos alunos serem solidários e ensinarem os colegas”.


A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

A primeira edição foi realizada em 2005, com mais de dez milhões de participantes. Em 2015, 99% dos municípios brasileiros participaram da OBMEP, com mais de 17 milhões de alunos inscritos.