Canal do Poder

Home /

Notícias

Radiodifusão

Quarta-feira, 18 de novembro de 2015, 21h14min

A migração das rádios AM para a frequência FM é considerada prioridade para o deputado João Rodrigues (PSD), vice-líder do PSD. Nesta quarta-feira (18), a Frente Parlamentar da Radiodifusão, da qual o parlamentar é presidente, recebeu o ministro das Comunicações, André Figueiredo, para expor os problemas enfrentados pelo setor.

“As emissoras de pequeno porte estão inviabilizadas em decorrência da má frequência, sintonia e som. Com a migração para o FM, há uma oportunidade maior de exploração do serviço.

Uma emissora de rádio gera emprego, assina carteira, paga impostos e movimenta a economia local”, destacou Rodrigues.

O ministro das Comunicações afirmou que está prevista para o próximo dia 24 a apresentação da tabela com o cálculo de valores para que as rádios possam migrar de frequência.

Figueiredo disse ainda que das mais de 1,8 mil rádios AM existentes no país, 78% já manifestaram interesse em mudar de faixa.

 “É um avanço para a comunicação social do nosso país”, afirmou o deputado, que propôs também encontros mensais com representantes do ministério e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) para afinar questões e estabelecer uma estratégia de comunicação integrada.

 Para aquecer a concorrência e evitar que as rádios comunitárias se tornem comerciais, Rodrigues defendeu uma melhor fiscalização na atividade.

“A rádio comunitária necessita do apoio institucional. Quem trabalha nela é muitas vezes um professor, um guarda noturno com boa dicção, na condição de colaboradores.

O que não pode é vender um comercial, pois elas não pagam valor de outorga”, ponderou.