Canal do Poder

Home /

Notícias

Saúde bucal de Brusque é destaque em SC

Quarta-feira, 29 de outubro de 2014, 13h00min

A secretária de Saúde, Ana Ludvig acompanhada do coordenador do programa de Saúde Bucal, Edison Luiz Estevão Filho, participou na noite desta segunda-feira (27) na Assembleia Legislativa em Florianópolis da entrega da Menção Honrosa para as Melhores Práticas em Saúde Bucal de Santa Catarina 2013.

O evento é uma das atividades da Semana da Saúde Bucal, instituída por lei em 2001, comemorada em outubro, a partir do dia 25, Dia Nacional do Cirurgião-Dentista. Organizada pela Secretaria de Estado da Saúde, municípios e Conselhos Federal e Regional de Odontologia, a campanha Saúde Bucal da Família objetiva chamar a atenção da sociedade para a importância dos cuidados com a saúde da boca.

Essa foi a primeira vez que o município recebeu a honraria. “A menção é fruto do reconhecimento do trabalho realizado por todos os profissionais da área e também da disposição do governo em incentivar a saúde do município. Serve ainda como motivação para continuarmos nos dedicando e fazendo sempre o melhor”, frisou a secretária.

Trabalho diário

No município, os procedimentos clínicos acompanhados de um importante trabalho de prevenção e educação dos moradores têm auxiliado diretamente nos bons resultados quando o assunto é saúde bucal.

As primeiras equipes do programa surgiram no final de 2011. Hoje, ao todo 16 equipes de um dentista e um auxiliar atuam na Saúde da Família, já outras cinco equipes de dois dentistas são responsáveis pelo atendimento clínico. No Centro e Serviços em Saúde há um Centro de Especialidades Odontológicas onde trabalham dentistas que atendem diariamente a população.

Na Saúde da Família além dos procedimentos clínicos, os profissionais trabalham com a prevenção e educação dos moradores atuando em grupos de gestantes, diabéticos, hipertensos e realizando atividades nas escolas com crianças de zero a 12 anos.

Demais municípios

Além de Brusque, também receberam a premiação os municípios de Joinville, Blumenau, Florianópolis, Porto União, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Paulo Lopes, Macieira, Vidal Ramos e Chapecó.