Canal do Poder

Home /

Notícias

Vereador de Itajaí é promovido como Bombeiro Comunitário Junior

Quarta-feira, 30 de setembro de 2015, 22h00min

O vereador Giovani Felix de Itajaí participou da Solenidade de Promoção de Bombeiros Comunitários do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Itajaí (BBM) e foi promovido como Bombeiro Comunitário Junior Classe 2. “Estou muito feliz com essa promoção e só posso agradecer à corporação”, diz Giovani.

Giovani afirma que desde pequeno tinha esse sonho. “Que menino nunca sonhou em ser bombeiro? Eu não sou diferente da maioria. Sonhava sim em ser bombeiro, salvar vidas e ter o respeito das pessoas”, ressalta.

Ele explica, entretanto, que a vida nem sempre acontece como nos sonhos de criança. O tempo passou e, na adolescência, por dificuldades financeiras, priorizou o trabalho ao invés do estudo. E, por esse motivo, quando a oportunidade de ingressar na corporação de bombeiros militares surgiu, perdeu a chance.

“Naquela época eu não tinha o mínimo exigido para participar do processo de seleção, o ensino médio. Por isso mesmo sempre friso aos jovens a importância de não se abandonar os estudos por motivo algum”, enfatiza.

Giovani seguiu outro caminho e construiu a história profissional no Parque Dom Bosco. Retomou os estudos e seguiu carreira como educador na obra social salesiana.

O sonho só foi retomado em 2010, através de uma parceria entre o Parque Dom Bosco, o Corpo Militar de Bombeiros de Santa Catarina, o Governo Federal, o Ministério da Justiça, a Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Brigada Comunitária de Santa Catarina. Giovani participou do Curso de Formação de Brigada Comunitária de Itajaí.

Foram 80h/aula, divididas entre atividades teóricas e saídas de campo e, para encerrar o curso, um acampamento na área do Exército Brasileiro em Blumenau. O treinamento contou com atividades de sobrevivência e contenção de focos de incêndio. Além dos participantes serem capacitados para contenção de possíveis sinistros.

E, finalmente, o sonho tornou-se realidade. Numa sessão solene no 7º BBM, Giovani tornou-se oficialmente brigadista. “Depois desse dia não parei mais. Sempre falo aos jovens que devemos buscar o aprimoramento constante e foi o que fiz. Em 2012 e em 2014 participei de cursos de socorrista e presto 24 horas de serviço voluntário por mês.

Amo a minha farda e o que ela representa: disciplina, foco e determinação. Para mim, que sempre defendi o voluntariado, é muito gratificante poder exercer essa função. Salvar e resgatar vidas faz parte do nosso trabalho e auxiliar os Bombeiros Militares é um aprendizado diário. 

Esses profissionais valorizam a vida do próximo e merecem todo nosso respeito e admiração. Eles valorizam a prevenção e tem consciência que na nossa casa está o que temos de mais valioso: os nossos familiares. Por isso mesmo só posso agradecer por esse reconhecimento. Estou muito feliz”.