Canal do Poder

Home /

Notícias

Deputado João Rodrigues quer criar a Frente Parlamentar da Apicultura e da Meliponicultura

Quarta-feira, 16 de setembro de 2015, 11h11min

O deputado federal João Rodrigues (PSD) está colhendo assinaturas na Câmara dos Deputados para criar a frente da apicultura e da meliponicultura (criação racional de abelhas sem ferrão) e apresentar projeto de reconhecendo a profissão de apicultor.

Esses são os dois compromissos assumidos pelo deputado com lideranças do setor. Santa Catarina conta com mais de 30 mil famílias rurais dedicadas à apicultura, possuindo um total de 350 mil colmeias instaladas e uma produção de seis mil toneladas/ano.

Os presidentes da CBA (Confederação Brasileira de Apicultucultura), José Soares de Aragão Brito, e da Faasc (Federação de Apicultores de Santa Catarina), Nésio Fernandes de Medeiros, elogiaram a iniciativa e ressaltaram que a apicutura catarinense historicamente sempre foi uma referência para o país.

“Já fomos o maior produtor de mel, mas ainda temos a melhor produtividade por metro quadrado”, destaca Medeiros. “No último congresso mundial de apicultura realizado em 2013, fomos contemplados mais uma vez com o título de melhor mel do mundo e temos em nosso estado os maiores exportadores de mel”, observa.

João Rodrigues lembra que quando secretário de Estado da Agricultura e da Pesca sempre apoiou a categoria e lançou o programa Kit Apicultura, que fornece equipamentos  necessários para implantação da apicultura na propriedades rurais.

“Incentivar a apicultura no Estado é estimular também o desenvolvimento rural sustentável. E é este o tipo de produção que queremos fomentar em Santa Catarina: atividades que permitam ao produtor rural ter uma renda extra, com consciência ambiental e fixação do homem no campo”.

O parlamentar catarinense ressalta que a Frente Parlamentar da Apicultura será um fórum permanente de debates e apresentação das experiências existentes no país.

“Tem como principal objetivo estimular a produção e a comercialização de produtos das cadeias produtivas da apicultura e meliponicultura, desenvolver no país a produção de mel e seus derivados, como estratégia de fortalecimento da agricultura familiar”.