Canal do Poder

Home /

Notícias

Deputada Luciane solicita audiência com o governador para agilizar liberação de recursos

Quarta-feira, 9 de setembro de 2015, 21h50min

A deputada estadual Luciane Carminatti solicitou em nome da Bancada do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa, por meio de ofício, audiência com o governador Raimundo Colombo no início da próxima semana, para tratar da ajuda aos municípios atingidos pela enchentes no mês de julho.

De acordo com a parlamentar, as cidades até agora receberam pouca ajuda dos governos estadual e federal e arcam sozinhas com o prejuízo.

"Estamos acompanhando de perto a situação dos municípios e, em conversa com os prefeitos de Coronel Freitas, Mauri Zucco, e de Saudades, Daniel Koth, nos certificamos de que as ações de apoio a esses municípios não chegou como deveria", lamenta Luciane, que na semana passada cobrou na tribuna da Assembleia Legislativa atitude do Governo do Estado.

"No dia 6 de agosto, Colombo recebeu os prefeitos da região oeste para tratar do assunto, assumiu o compromisso de agilizar a liberação de recursos, mas até agora  pouco fez pelas cidades atingidas", afirma.

Um dos compromissos era liberar imediatamente o crédito às empresas, via Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), com prazo de carência extenso e juros custeados pelo Estado.

"Foi apresentado levantamento do montante de recurso que as empresas necessitam, especialmente de Coronel Freitas, onde mais de 60% do comércio sofreu grandes perdas.

O Badesc confirmou a liberação dos recursos, mas o governador não agiliza a autorização. Enquanto isso, os empresários sofrem para tentar aos poucos reconstruir os negócios", avalia Luciane.

Para a recuperação das estruturas públicas, pouca ajuda chegou. "Falta vontade política. Houve auxílio momentâneo, para limpeza e atendimento às famílias, mas a grande demanda das obras, seja na reconstrução de pontes ou vias públicas, está por conta dos municípios", frisa.

A deputada também está em contato com Brasília para reivindicar agilidade do Governo Federal.

"Nosso papel como deputada estadual é cobrar do estado, mas sem nos eximir da responsabilidade de buscar junto à União a ajuda que esses municípios precisam e que deve ser imediata", conclui Luciane.