Canal do Poder

Home /

Notícias

A história política de Luiz Carlos Pissetti

Terça-feira, 11 de agosto de 2015, 22h09min

Falar em Luiz Carlos Pissetti, é falar de vitórias, de desafios, de conquistas e sobretudo de objetivos focados, praticando uma política limpa e transparente. Assim é a vida do homem público que corre por fora para a disputa da prefeitura de Itajaí.

Foi em cima de um velho jipe, na pequena Ponte Serrada, oeste catarinense, que a história política de Luiz Carlos Pissetti (DEM) se iniciou. Na época o menino de seis anos rodava pela comunidade e ajudava seu pai a conseguir votos para elegê-lo vereador.

Aos gritos de “vote no seu Pissetti”, o agora Presidente da Câmara Municipal de Itajaí, nem podia imaginar que o genético instinto de liderança, corrente em suas veias, se perpetuaria por toda sua carreira.
  
Aos 19 anos Pissetti veio para Itajaí em busca do sonho de se tornar advogado. Estudou e se formou pela Univali, instituição que acompanhou seus primeiros passos no engajamento político-social como membro do movimento estudantil. 

Pissetti debutou no cenário político itajaiense em 1992, quando defendeu a recontagem dos votos da candidatura de Jandir Bellini e Odemar Müller. Em 1997 assumiu a Procuradoria Geral do Município e, a partir daí, revelou sua visão municipalista com participação efetiva na municipalização do antigo Hospital Menino Jesus, hoje Hospital Pequeno Anjo, trânsito, Porto e da água, com a fundação do Semasa (Serviço Municipal de Água e Saneamento Básico), autarquia na qual foi o primeiro diretor geral, no ano de 2003. 

Em 2004, o Pissetti adulto, volta às ruas para pedir votos, do mesmo modo como fazia com seu falecido pai. O povo itajaiense corresponde às propostas do então candidato a vereador e o garante na legislatura 2005/2008. Neste período, como oposição ao governo, Pissetti entra para a história do Legislativo como o parlamentar com o maior número de projetos apresentados, e que até hoje rendem discussões em plenário. 

Reeleito no pleito de 2008, mais uma batalha é vencida. Pissetti é escolhido para assumir a presidência do Poder Legislativo pelo biênio 2009/2010. Hoje a Câmara ganhou características republicanas, é independente e presta serviço à população por meio do Balcão da Cidadania.

A TV Câmara virou realidade, e além da implantação do Portal da Transparência e da informatização total dos trabalhos em plenário, o ano de 2010 teve encaminhada a construção da moderna e almejada sede própria da Câmara. Realizações que justificam o a denominação de Casa do Povo para o Legislativo municipal.