Canal do Poder

Home /

Notícias

Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Sexta-feira, 10 de julho de 2015, 12h49min

No dia 08 de julho de 2015 aconteceu no município de Santa Cecília a 2ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios.

Reuniram-se 05 municípios da região: Santa Cecília, Curitibanos, Brunópolis, São Cristovão do Sul e Ponte Alta do Norte, com o objetivo de debater sobre a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente fortalecendo os Conselhos dos Direitos. A formulação deste tema foi o objetivo na 2ª edição do evento. Este ano o objetivo geral é continuar mobilizando grupos que constituem o sistema de garantia de direitos e a população em geral para implementação e monitoramento da política e do plano. A Conferência foi construída sob cinco eixos estratégicos:

1) Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes;
2) Proteção e Defesa dos Direitos;
3) Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes;
4) Controle Social da Efetivação dos Direitos;
5) Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

O evento foi realizado na sede do Lions Clube, das14h às 17h e contou com a participação do prefeito, Nuno Scariot, da primeira dama Sandra Popinhak Scariot, Roque Stanguerlin, Secretário Regional da 11ª SDR de curitibanos, Sisi Blind Prefeita de São Cristovão do Sul, Rui Braum Secretário Executivo da Amurc, Vereador Joel Chagas de Moraes representando o Poder Legislativo, Sidinei Rodrigues de Souza, Gerente de Ação Social da SDR, João Carlos Martins Secretário da Assistência Social de Curitibanos, Katia Regina da Silva Secretária da Assistência Social de São Cristovão do Sul e outras autoridades.

Foram eleitos delegados e suplentes que representarão as cidades nas Conferências Estaduais, assim nomeados:
Giseli Gatner do Prado Frei Rogério
Neide Ariotti Curitibanos
Zenilda Ribeiro Santa Cecília
Roseli Maurício Ponte Alta do Norte

Roque Stanguerlin, Secretário Regional da 11ª SDR de Curitibanos ao fazer uso da palavra, destacou que a redução da maioridade penal não resolverá os crimes praticados pelos menores, esse trabalho de prevenção precisa vir dos lares brasileiros, das famílias, dos representantes da sociedade, Município, Estado e União. “Temos que investir em mais educação, em mais escolas com período integral, precisamos também dar amparo as nossas crianças” disse Roque.

O Prefeito Nuno Scariot, que esteve presente na abertura da Conferência, agradeceu a presença de todos, e frisou o quão importante era o momento para se discutir os interesses e necessidades das crianças e adolescentes da cidade e região. “Nosso compromisso é ouvir e buscar solucionar tudo tenho absoluta certeza que hoje serão discutido o que há de melhor para dar o amparo necessário as nossas crianças e adolescentes” disse Nuno.