Canal do Poder

Home /

Notícias

Apiúna é o município considerado o mais transparente do país

Sexta-feira, 10 de julho de 2015, 12h32min

O município catarinense de Apiúna foi considerado pela Controladoria-Geral da União (CGU) o mais transparente no quesito prestação de contas à população do Brasil. Para o deputado estadual Jean Kuhlmann, o fato é motivo de orgulho para todo o Médio Vale do Itajaí.

O parlamentar destacou o feito hoje (dia 27 de maio), na tribuna da Assembleia Legislativa. O índice da CGU mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros pela Escala Brasil Transparente (EBT).

"Apiúna recebeu nota 10. É um município de 10 mil habitantes, que cumpriu com todas as exigências na prestação de contas à população", lembrou Jean, com deferência especial ao prefeito Nicanor Morro, do PSD.

Entre as informações disponibilizadas ao público no site da prefeitura, estão dados como gasto do dinheiro público, salário de secretários, licitações, medicamentos, compras e investimentos em obras. O portal da Transparência da cidade é atualizado todos os dias.

Outras duas cidades catarinenses estão entre as cinco mais transparentes: Frei Rogério, em quarto lugar, e Correia Pinto, em quinto. "É uma demonstração de que a gestão pública, aqui, é tratado com seriedade", concluiu.