Canal do Poder

Home /

Notícias

Trabalhadoras rurais passam por curso de capacitação

Terça-feira, 30 de junho de 2015, 10h18min

Começou nesta segunda-feira, dia 29, o curso Desenvolvendo o empreendedorismo das mulheres na Gestão dos Negócios, promovido através do programa Com licença vou à luta. Durante todas as segundas-feiras de julho, 15 mulheres da área rural de Camboriú se reunirão na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Sitruc), para aprender como ter uma participação efetiva na gestão e economia de suas propriedades e/ou produtos fabricados.

O programa foi criado pelo Sistema de Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e tem carga horária de 40 horas. Todas as participantes ganharão ao final do curso um certificado, além, claro, do plano de negócios que produzirão durante as aulas.

“Esse é o primeiro dos muitos cursos que o SENAR pretende realizar em Camboriú. Queremos aumentar o desenvolvimento social da cidade e preparar as mulheres da área rural para administrar seus próprios negócios”, esclareceu a instrutora geral do SENAR de Santa Catarina, Marinei Sabadin Balbinot.

O curso, totalmente gratuito, é dividido em cinco módulos com conteúdos técnicos e de desenvolvimento humano. As participantes recebem um livro com o conteúdo a ser estudado, apostila de atividades, camiseta, boné e um estojo com calculadora, lápis e caneta. Com o apoio da Prefeitura, as alunas recebem também o translado até o Sindicato.

 “Já tenho o lugar para abrir um restaurante, mas não sabia como começar e acredito que aqui vou aprender”, explicou Maria Inês Gonçalves, moradora da Localidade de Caetés. Ainda segundo as alunas, no primeiro dia o curso já superou as expectativas.
“Ao final cada uma terá o seu plano de negócio e todas as dicas para empreender com responsabilidade e segurança”, concluiu a instrutora, Marinei.