Canal do Poder

Home /

Notícias

Deputado Dirceu Dresch comemora abertura de novos cartórios na região Oeste

Terça-feira, 23 de junho de 2015, 21h24min

Os municípios de Chapecó, Coronel Freitas, Concórdia, Descanso, Caibi, Caxambu do Sul e Nova Erechim, no Oeste catarinense, vão receber em breve novos cartórios extrajudiciais. O anúncio está sendo comemorado pelo deputado Dirceu Dresch (PT), que em 2010 e 2012 apresentou indicações ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina solicitando a abertura de novos cartórios e tabelionatos na região. "Foram anos de espera. Felizmente, os desembargadores do TJ aprovaram a abertura de novos cartórios, um anseio da população e da classe empresarial e política da região", afirmou Dresch.

A criação ainda de pende da aprovação de projeto que o Tribunal de Justiça enviará à Assembleia Legislativa.  Isso deve ocorrer de forma automática, logo após a publicação do respectivo acórdão no Diário da Justiça Eletrônico do TJ."Vamos trabalhar para que o projeto tramite rapidamente. Acredito que não haverá voto contrário", afirmou o deputado do PT.

 Além dos novos cartórios no Oeste, o pleno do TJ também autorizou o desdobramento de cartórios extrajudiciais (criação de outros) nas comarcas da Capital, Joinville, Blumenau, São José, Palhoça, Jaraguá do Sul, Gaspar, São Bento do Sul, Tubarão, Criciúma, Içara, Lages, Correia Pinto, Lauro Müller, Lebon Régis, Otacílio Costa e Jaguaruna, e nas comarcas não instaladas de Penha e Morro da Fumaça. 

A falta de cartórios de registro de imóveis e tabelionatos é um entrave ao desenvolvimento das cidades e prejudica o dia a dia das pessoas, na opinião de Dresch. "Chapecó, por exemplo, conta hoje com apenas com um cartório extrajudicial de registro de imóveis. Com a autorização do TJ, a expectativa é de que o município ganhe dois cartórios de registro de imóveis, um no bairro Efapi, e um novo tabelionato para reconhecimento de assinatura, registro de procurações, protesto de notas e outros serviços", explicou Dresch.