Canal do Poder

Home /

Notícias

Frente de trabalho avalia controle do javali

Quinta-feira, 28 de maio de 2015, 18h45min

Na última quarta-feira (27), a comissão formada para deliberar sobre o controle de javalis no estado se reuniu na Secretaria da Agricultura e da Pesca, em Florianópolis. Liderado pelo deputado Gabriel Ribeiro, o grupo debateu as sugestões colhidas na audiência pública do último dia 7, com o auxílio de um consultor jurídico.

O objetivo da comissão é encontrar formas de inibir a ação da espécie, que não tem predador e vem causando prejuízos econômicos ao estado, com ataques devastadores as lavouras. A reunião durou cerca de uma hora e meia, definindo alguns encaminhamentos. Um deles é a formatação de uma ação conjunta entre os órgãos para reduzir a população de javalis.

Paralelamente a isso, pretende-se incentivar a caça regular, para impedir a proliferação do animal, que se reproduz com muita facilidade – a via sexual ativa do javali começa aos oito meses de idade, e cada fêmea pode gerar 35 filhotes por ano.

Essas medidas serão avaliadas em conjunto por técnicos de vários órgãos, e servirão como base para a elaboração de um documento final que direcionará as ações voltadas ao controle da espécie. “Estamos avançando através do diálogo, e em breve apresentaremos uma solução para o problema”, diz o deputado Gabriel.

Também participaram da reunião: o secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies; o comandante da Polícia Ambiental, tenente-coronel Adilson Schlickmann Sperfeld; a representante da Cidasc, Sabrina Tavares; e o fiscal da Superintendência Federal da Agricultura, Márcio Figueira.