Canal do Poder

Home /

Notícias

“Nossa reeleição é resultado de muito trabalho e compromisso com os catarinenses”, afirma Luciane Carminatti

Segunda-feira, 13 de outubro de 2014, 16h26min

Luciane Maria Carminatti nasceu em Chapecó, é professora, foi secretária municipal de educação e vereadora por dois mandatos. Em 2010, foi eleita deputada estadual. Neste ano, com 45.248 votos foi reconduzida à Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Nesta entrevista a parlamentar fala sobre os resultados das eleições, o processo de construção no novo mandato e as prioridades para os próximos quatro anos.

Como avalia o processo e o resultado das eleições deste ano?

O PT de Santa Catarina encarou o processo eleitoral sem nenhuma aliança, sem recursos, com a cara e a coragem. Ou seja, fomos vitoriosos nesta eleição. Nosso candidato ao governo, Claudio Vignatti, foi corajoso e lutou de cabeça erguida, assim como nosso candidato ao Senado Milton Mendes e os proporcionais (deputados federais e estaduais), que também lideraram um processo de diálogo e de propostas com os catarinenses.

De que forma o PT trabalha a reeleição de Dilma neste segundo turno no Estado?

A reeleição da presidente Dilma é fundamental para manter o desenvolvimento do país, com igualdade e oportunidade para todos, especialmente SC, um dos estados que mais recebeu investimentos do Governo Federal. Tivemos na última semana o sinal positivo de apoio do Governador do Estado e também de lideranças de outros partidos. Mas sabemos que o PT tem muita responsabilidade neste processo. A militância petista é aguerrida e, com certeza, estará à frente para defender a continuidade deste projeto que está melhorando a vida dos brasileiros.

A deputada recebeu uma votação expressiva, com votos em 260 municípios. A que se deve este resultado?

Trabalhamos muito nos quatro anos de mandato para que nesta eleição tivéssemos a oportunidade de assumir novamente compromissos com os catarinenses. Não foi uma campanha construída às pressas e nem um por um grupo reduzido, mas sim uma campanha bonita, transparente, construída por várias mãos, lideranças de diferentes setores, pessoas partidárias e também por quem não está no dia a dia na política, porém acredita no nosso trabalho. A mim, só resta agradecer a todos que defenderam nossas propostas.
 
Quais são as prioridades para o próximo mandato?

Como professora, a principal luta é pela educação. Temos que garantir a destinação dos recursos do pré-sal de Santa Catarina para valorizar a carreira do magistério. Continuaremos a defesa por mais vagas nas creches, escolas com estruturas adequadas e seguras, mais bolsas de estudo e pelo acesso ao ensino superior para todos. Também manteremos a defesa por mais autonomia e valorização da mulher, investimentos na agricultura, fortalecimento da Defensoria Pública e mais recursos para áreas como Assistência Social e Economia Solidária. Na saúde, garantir que as pessoas tenham atendimento perto de casa, com mais médicos e hospitais equipados. Um dos assuntos também que muito nos preocupa é em relação à segurança, área em que atuaremos forte para garantir a contratação de novos policiais, modernizar os equipamentos e garantir a eficiência dos sistemas de investigação. Vamos tratar ainda de demandas macrorregionais, como a melhoria das rodovias e incentivos para micro e pequenas empresas.
 
De que forma os catarinenses poderão participar do seu mandato?

Vamos construir um mandato popular, com a participação e representação de todos os setores em que atuamos. Faremos o planejamento dos trabalhos ainda neste ano, para entrarmos em 2015 com vários projetos em benefício dos catarinenses. Para quem tiver interesse em participar ativamente do nosso mandato basta entrar em contato com o nosso gabinete em Florianópolis ou no escritório em Chapecó. Estamos de portas abertas para receber as demandas de cada catarinense.