Canal do Poder

Home /

Notícias

João Rodrigues defende regulamentação de rodeio como atividade cultural e esportiva

Quinta-feira, 14 de maio de 2015, 11h11min

O deputado  federal João Rodrigues (PSD) defendeu, nesta quarta-feira (13), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), projeto de lei que tramita na Câmara (PL 213/15) para regulamentar o rodeio como atividade cultural e esportiva.

O parlamentar rebateu as críticas de que os animais envolvidos na realização dos rodeios pelo país sofrem maus-tratos. “Ao contrário do que dizem os animais utilizados em rodeio, quer sejam equinos ou bovinos, recebem o melhor tratamento de seus proprietários. São utilizados especialmente para este tipo de prática esportiva”, comentou.

De acordo com o deputado, acabar com os rodeios também afetaria a vida financeira de milhares de pessoas. “Não é apenas um evento esportivo e cultural. Causaria desemprego para milhares de pessoas. A modalidade movimenta dinheiro, movimenta a economia, e é obviamente uma atividade de lazer e esporte para muitos aficionados”, disse.

João Rodrigues também argumentou que devido ao sucesso do evento, principalmente nas cidades do interior, muitos criadores têm apostado em uma atividade paralela de comércio. “Há pessoas envolvidas neste segmento que criam bovinos e equinos especificamente para competir em rodeios. É uma prática cada vez mais comum”, destacou.