Canal do Poder

Home /

Notícias

Deputado Marcos Vieira apoia o projeto

Quarta-feira, 13 de maio de 2015, 17h17min

A vereadora Rosane Dall"Agnol Arend (PMDB) de Arabutã, no Oeste do Estado, teve a iniciativa de propor uma moção que pode beneficiar todo o interior do Estado, especialmente o Grande Oeste. 

Rosane defende que o Governo do Estado crie uma política de implantação de energia solar nas pequenas e médias propriedades rurais de Santa Catarina. 

De acordo com o deputado estadual Marcos Vieira, atualmente, um dos maiores entraves para o desenvolvimento é a falta de oferta de energia elétrica. "Sofremos muito com esta situação, pois na área rural a energia não é suficiente e os agricultores e pequenos empresários não podem expandir, nem comprar novos equipamentos", disse o deputado.

A Celesc tem 150 mil quilômetros de rede e mais da metade não é trifásica, o que dificulta a instalação de equipamentos elétricos. "Assim como existe o programa SC Rural, que financia estradas, e construções, poderiam criar um programa específico para o setor elétrico rural", defende a vereadora.

Por já ter presidido uma Audiência Pública, no município de Maravilha, tratando da baixa oferta de energia elétrica no Estado, o deputado Marcos Vieira apoia o apelo. "É uma ideia que pode gerar um crescimento incalculável para o Estado, pois hoje, muitas cidades não têm como atrair novas empresas, pois a energia elétrica não suporta. Por isso vamos apoiar e conversar com o Governador Raimundo Colombo sobre esta iniciativa", concluiu Vieira.

A entrega da moção aconteceu no gabinete do deputado, nesta quarta-feira, 13/05, e estavam presentes a vereadora Rosane, o vereador Renato Vortman e Lauri Enk.

A moção foi entregue também ao secretário de Estado da Agricultura.