Canal do Poder

Home /

Notícias

Bancada do PT denuncia esquema de propina na Prefeitura de Chapecó

Domingo, 29 de março de 2015, 21h27min

A Bancada do Partido dos Trabalhadores  (PT)  protocolou  denúncia  na Promotoria de Moralidade Pública  da  Comarca  de  Chapecó solicitando  a instauração de procedimento deinvestigação para apurar indícios de recebimento de propina por parte de um servidor público daPrefeitura de Chapecó.

O caso

Pela  denúncia  recebida  pelos  vereadores  da  Bancada  do  PT,  um  cidadão  procurou  o superintendente da Efapi, Ivaldo Pizzinatto “Gringo” (PSD), para regularizar seu imóvel, o qual estava como estabelecimento comercial, mas, de fato, era imóvel residencial. O superintendente se comprometeu em enviar um funcionário para auxiliar nos trâmites legais.

No dia 27 de fevereiro, por volta das 9h, estacionou um veículo branco, com adesivo daPrefeitura de Chapecó, em frente à casa do denunciante, de onde desceu Nilton Antonio Porto, seapresentando  como  Fiscal  da  Prefeitura.  Ele  explicou  sobre  os  encaminhamentos  para  aregularização e transferência da inscrição do imóvel. Ao finalizar a conversa, o fiscal informou queo serviço teria um custo de R$ 1,1 mil, o qual deveria ser pago até às 17h do mesmo dia.

Estranhando a forma da cobrança,  o cidadão procurou um advogado que lhe orientou aregistrar um boletim de ocorrência, sendo que ele fez isso por volta das 15h, mas foi orientado abuscar os dados completos do servidor. Por volta das 17h, o fiscal voltou à residência do cidadão,onde recebeu o valor, pago através de um cheque. Logo após, o cidadão registrou novo boletim deocorrência.

Denúncia

Com base nisso, a Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou a denúncia noMinistério  Público  no  dia  13  de  março,  apresentando  como  indícios:  cópia  dos  boletins  deocorrência; cópia do recibo emitido pelo servidor; e microfilmagem do cheque.Através dos indícios apresentados, o promotor Rafael Alberto da Silva Moser, instaurou oinquérito número 01.2015.4818-6 que irá apurar o caso. Nilton Antonio Porto é fiscal de Obras ePosturas, lotado na Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Chapecó.