Canal do Poder

Home /

Notícias

Sempre vale a pena ver de novo

Quinta-feira, 12 de março de 2015, 12h27min

Apesar de ser a favor desse movimento, sempre vale a pena ver de novo.  Alguns anos atrás já tivemos várias tentativas e movimentos por esse separatismo. O movimento O Sul é Meu País anunciou que fará uma consulta pública para medir o apoio dos moradores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul à proposta de separação do restante do Brasil. A ideia foi apresentada pela regional de Brusque e aprovada por lideranças dos outros dois estados.

Os separatistas querem que o “plebiscito”, que em tese não poderia se chamar assim, já que não se trata de uma consulta oficial ocorra paralelo às Eleições municipais de 2016. Já fizeram consulta ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina e afirmam que, se ficarem no lado de fora dos locais de votação, a prática não seria ilegal.

A consulta deve ocorrer apenas nos municípios onde há sede do movimento, incluindo cidades como Itajaí, Balneário Camboriú, Blumenau, Florianópolis e Joinville. Segundo Celso Deucher, presidente da regional brusquense, o Litoral catarinense concentraria o maior número de adeptos do separatismo.