Canal do Poder

Home /

Notícias

Gaeco em Chapecó

Quarta-feira, 4 de março de 2015, 10h56min

Mais uma vez, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã de ontem(3) em Chapecó, resultados da operação “Entrevero” que investiga crimes contra a administração pública, associação criminosa e fraude no processo licitatório que concedeu a concessão para realizar, organizar e explorar a Festa Nacional do Pinhão no município de Lages.

A investigação foi feita a partir de empresas que atuam no ramo de eventos e publicidade. Para driblar a proibição de contratar com o poder público, as investigadas utilizaram empresa de fachada a fim de dar aparência de legalidade ao processo licitatório, passando a operar de forma colaborativa entre si. Entre as investigadas está a GDO Produções Ltda.

Ao todo, foram expedidos pela Justiça de Santa Catarina onze mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos em empresas, órgãos públicos e residências pelos policiais dos GAECOS de Lages, Capital, Itajaí, Chapecó e Criciúma, com o apoio, ainda, do GAECO de Porto Alegre e do Instituto Geral de Perícias (IGP).

Chapecó já é figura carimbada nas páginas amarelas, quando se trata de empresas de fachada e desvio de dinheiro público em eventos. Tivemos isso na última Efapi, e possívelmente continuaremos tendo, esnquanto a justiça não por na cadeia os responsáveis por estas fraudes.