Canal do Poder

Home /

Notícias

Deputado João Rodrigues assina pela criação de quatro CPIs

Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015, 11h00min

O deputado federal João Rodrigues assinou nesta terça-feira, dia 10, quatro pedidos de instalação de CPIs no Congresso Nacional para investigar possíveis irregularidades. Foram duas CPI na Câmara dos Deputados e duas CPMI com os senadores. As CPMIs são para investigar possíveis irregularidades na Petrobras e no BNDEs e as CPIs para apurar desvios no Pronaf e nos fundos de previdência.

CPI para investigar as denúncias de fraudes e desvios de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, ocorridas entre os anos de 2008 e de 2015, em diversos estados brasileiros, que vêm causando significativas perdas financeiras e outras consequências graves a agricultores familiares.

CPI para investigar supostas irregularidades envolvendo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, ocorridas entre os anos de 2003 e 2015, relacionadas à concessão de empréstimos suspeitos e prejudiciais ao interesse público.

 - CPI para investigar indícios de aplicação incorreta dos recursos e de manipulação na gestão de fundos de previdência complementar de funcionários de estatais e servidores públicos, ocorridas entre 2003 e 2015, que causaram prejuízos vultosos aos seus participantes.

CPMI para investigar a prática de atos ilícitos e irregularidades no âmbito da Empresa Petróleo Brasileiro S/A (PETROBRAS), entre os anos de 2005 e 2015, relacionados a superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias no Brasil; à constituição de empresas subsidiárias e sociedades de propósito específico pela Petrobras, com o fim de praticar atos ilícitos; ao superfaturamento e gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-plataforma e navios-sonda; a irregularidades na operação da Companhia Sete Brasil e na venda de ativos da Petrobras na África.