Canal do Poder

Home /

Notícias

Deputado João Rodrigues busca junto a Anac a homologação do pátio do aeroporto de Chapecó

Terça-feira, 3 de fevereiro de 2015, 1h08min

O deputado federal João Rodrigues (PSD) busca junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a homologação do pátio do Aeroporto Serafim Enoss  Bertaso, de Chapecó, que com isso poderá ampliar o número de voos diários e novas companhias aéreas atuando na região Oeste. Essa busca pela homologação iniciou há dois anos, mas semana passada, antes mesmo de tomar posse para seu segundo mandato, o deputado esteve reunido com diretores da Anac e foram solicitados novos documentos que deverão ser entregues ainda esse mês pela Prefeitura de Chapecó.

As tratativas conta com a participação do prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori (PSD), que deverá participar semana que vem de uma nova reunião com o deputado João Rodrigues na sede da Anac em Brasília. Para aumentar o número de voos seria necessária a homologação do pátio de estacionamento, para operar três aeronaves simultaneamente, além de ampliar o terminal. O prefeito diz que outras empresas, como a TAM, demonstraram interesse em operar em Chapecó.

O aeroporto de Chapecó recebeu 420,4 mil passageiros em 2014, mais que o dobro da população da cidade, que tem cerca de 200 mil habitantes. O crescimento em relação a 2013 foi de 8,4%. O movimento começa a se aproximar da saturação e a preocupar a prefeitura, que administra o terminal. O motivo é que ele atende a todo o Oeste de Santa Catarina, Norte do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná. Atualmente operam sete voos diários para Florianópolis/São Paulo/Brasília; Campinas (SP), e Porto Alegre, das companhias Avianca, Azul e Gol. As aeronaves são de cerca de 140 lugares. Em pesquisa divulgada em 2014 pela empresa Urban Sistems, o aeródromo de Chapecó está na 19ª posição entre os melhores aeroportos do interior país.