Canal do Poder

Home /

Notícias

Deputada Luciane Carminatti comemora confirmação de Institutos Federais no Oeste

Quinta-feira, 29 de janeiro de 2015, 16h53min

A deputada Estadual Luciane Carminatti comemora a conquista de dois campi do Instituto Federal no Oeste catarinense. No último dia 22, foi publicada a Portaria do Ministério da Educação (MEC) que autoriza o funcionamento dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em São Lourenço do Oeste e Abelardo Luz. “Ficamos muito felizes com essa notícia. Há grande demanda por instituições de ensino técnico e público na região, e os campi vão contribuir com a formação de profissionais e melhorar os indicadores sociais e econômicos da região”, enfatizou Luciane.

Luciane participou ativamente destas conquistas. Em agosto de 2012, a pedido de lideranças do MST, a deputada propôs a realização de uma audiência pública através da Comissão de Educação, Cultura e Desporto que tratou da implantação de um polo especializado em educação no campo do Instituto Federal Catarinense (IFC) no assentamento José Maria, em Abelardo Luz. “Será o primeiro assentamento no Brasil a contar com um Instituto tecnológico, com foco para a educação do campo. É importante que haja a descentralização da educação para que possamos diminuir os problemas decorrentes do êxodo rural, bem como, para melhorar a vida das famílias que vivem no campo e possibilitar a permanência do jovem nas propriedades rurais”, salientou.

Para vinda do campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em São Lourenço do Oeste, a deputada articulou e participou de audiência no Ministério da Educação, juntamente com o prefeito Geraldino Cardoso e o deputado federal Pedro Uczai. “Essa é uma grande vitória para a região de São Lourenço, que trará novas oportunidades de profissionalização aos jovens para que eles permaneçam na sua cidade e contribuam com o desenvolvimento local, criando seu próprio negócio ou qualificando a prestação de serviço na região”, ressaltou.