Canal do Poder

Home /

Notícias

Posse de Salvaro

Quarta-feira, 14 de janeiro de 2015, 19h48min

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, determinou que o ex-prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), retorne à Prefeitura do município. Com a decisão, despachada ontem, o atual prefeito, Márcio Búrigo (PP), volta a ser o vice-prefeito, já que ele concorreu junto de Salvaro nas eleições de 2012. Atualmente, os dois estão politicamente em lados opostos.

Em julgamento de ação cautelar protocolada nesta segunda-feira, Lewandowski suspendeu os efeitos de decisão da Justiça Eleitoral que negou o registro de candidatura de Clésio Salvaro, “até julgamento da questão constitucional pelo Plenário desta Suprema Corte”, e determinou sua “posse imediata no cargo de prefeito de Criciúma, para o qual foi reeleito com 76,48% dos votos válidos, em respeito à manifestação da soberania popular no pleito de 2012”.

Salvaro foi considerado inelegível pelo prazo de três anos, por abuso de poder político, por conta da realização de cerimônia de casamento coletivo, com a colaboração do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). O acórdão do Tribunal Regional Eleitoral catarinense (TRE-SC), que condenou Salvaro, transitou em julgado em abril de 2009, sem que houvesse qualquer recurso contra o prazo de inelegibilidade.