Canal do Poder

Home /

Notícias

Catarinenses renovam em 31,25% a bancada na Câmara dos Deputados

Segunda-feira, 6 de outubro de 2014, 17h51min

Cinco novos deputados federais foram eleitos neste domingo (05) para representar Santa Catarina na Câmara dos Deputados em Brasília. O número representa a renovação de 31,25%, número semelhante à renovação no Parlamento estadual, que neste pleito foi de 32,5%. O deputado Esperidião Amin (PP) foi o mais votado com 229.668 votos.

Os deputados João Paulo Kleinubing (PSD), Valdir Colatto (PMDB),  Cesar Souza (PSD), Carmen Zanotto (PPS) e Geovânia de Sá (PSDB) conquistaram uma cadeira como deputados federais de Santa Catarina. Colatto e Carmem chegaram a exercer a suplência na Câmara Federal na última legislatura.

Carmem e Geovânia são as duas únicas mulheres eleitas e representam 12,5% das cadeiras catarinenses em Brasília. Em 2010, apenas Luci Choinacki (PT) havia sido eleita.

O PMDB terá a maior bancada federal com cinco representantes, mesmo número de deputados eleitos em 2010. A segunda maior bancada será do PSD, com três parlamentares. PSDB, PP e PT têm dois representantes cada. O PPS e o PR elegeram um deputado cada.