Canal do Poder

Home /

Notícias

Mutirão contra a Dengue neste sábado em Chapecó

Sexta-feira, 18 de novembro de 2016, 10h52min

Com a permanência do calor,aliado aos altos índices de chuva registrados nos últimos dias,a prevenção a Dengue, Chikungunya e Zikaprecisa ser realizada constantemente.

Por isso, neste sábado (19), em função de uma programação nacional, acontecerá o Dia D contra a Dengue, Chikungunya e Zika. Em Chapecó, cerca de 60 Agentes de Combate a Endemias estarão envolvidos das 07h30 às 11h30nas atividades, desenvolvendo visitas domiciliares, vedação de caixas de água, tratamento e eliminação de criadouros e atividades educativas, focadas principalmente nas regiões dos bairros Centro, Bela Vista, São Cristóvão, Engenho Braum, Presidente Médici e Boa Vista.  

O Biólogo e Coordenador da Vigilância Ambiental de Chapecó,Junir Antônio Lutinski, explica que o trabalho de prevenção ao Aedes aegypti não para durante todo o ano. Diariamente os agentes de combate a endemias, realizam visitas em residências, cobertura de caixas de água, recolhimento de pneus e monitoramento da infestação.

Atividades que têm como objetivo a coleta, eliminação e tratamento de possíveis criadouros de larvas do mosquito vetor. Também é realizada a eliminação de larvas em locais estratégicos, atendimento de denúncias e investigações de casos suspeitos.

Ele orienta que é fundamental que população mantenha em suas casas os cuidados básicos como, limpar os ralos de banheiros, conferir o reservatório de água localizado atrás das geladeiras.

É importante que os pneus usados sejam encaminhados para os borracheiros credenciados para que tenham a destinação correta. Também é necessária uma atenção especial para as calhas, toldos e até mesmo em alguns casos as sacadas de apartamentos que acumulam facilmente água.

Balanço de ações em 2016

·         Borrifações e aplicações de inseticidas: ?10.961 imóveis (ferro velhos, sucatas).

·         Cobertura de caixas de água e cisternas: ?1.867.

·         Estabelecimentos autuados: 39

·         Foram efetuadas: ?419.840 visitas domiciliares e 54.531 pessoas participaram de palestras e momentos de orientações. 

Recolhimento de pneus

·         2?77empresas cadastradas enviam regularmente seus pneus para o eco-ponto, localizado no bairro Presidente Médici. 

·         Foram ?recolhidos 85.313 pneus inservíveis que passaram pelo eco-ponto e posteriormente receberam a destinação correta. 

Casos:

Dengue: 

2014: 03 casos importados

2015: 34 casos autóctones mais 13 importados. 

2016: 820 casos confirmados

Zika:

03 casos confirmados (02 autóctones e 01 importado).

 

Chikungunia:

02 casos de Chapecó e 01 importado