Canal do Poder

Home /

Notícias

Lideranças tucanas destacam o início da reforma política no país

Quarta-feira, 16 de novembro de 2016, 19h47min

O  deputado Leonel Pavan ( PSDB) destacou a aprovação em primeiro  turno pelo Senado Federal, na semana que passou,  da  Proposta de Emenda à Constituição nº 36, de autoria dos senadores Aécio Neves (PSDB/MG) e Ricardo Ferraço (PSDB/ES).

 “Esta PEC é importante  porque traz duas questões fundamentais: o fim das coligações proporcionais e a cláusula de barreira”, analisou Pavan, acrescentando que é urgente a necessidade de um sistema político mais próximo dos anseios da população diante do protesto representado pelo número recorde de votos nulos, brancos e abstenções registrado  nas eleições municipais deste ano.

 “Essa reforma precisa ser ampliada , mas já é um primeiro passo diante do progressivo adiamento nos últimos anos “, concluiu o parlamentar.

Para o senador Dalirio Beber (PSDB-SC), que votou favorável , a aprovação da PEC 36 é um passo extremamente importante no avanço da política brasileira. “Hoje estão militando na política nacional, 35 partidos. Não é possível que tenhamos a necessidade deste número, pois não temos 35 diferentes linhas ideológicas diferentes.

É completamente possível entre sete ou oito partidos, agregar todas as ideologias necessárias e dispostas a participarem do debate nacional nas questões que interessam a população brasileira. Cresce e melhora a política brasileira com a aprovação dessa PEC”, observa o senador.

Se aprovado definitivamente  pelo Senado e pela Câmara Federal na sequência,  a regra será introduzida gradativamente a partir de 2018 e será totalmente incorporada em 2022, quando o percentual mínimo de votos a ser obtido por cada legenda subirá para 3%.