Canal do Poder

Home /

Notícias

Vereador Piruka apresenta projeto em favor da moralidade na política

Terça-feira, 1 de novembro de 2016, 11h16min

Nesta segunda-feira (31) o vereador Leonardo Piruka apresentou uma emenda à Lei Orgânica, que se aprovada vai gerar desdobramentos significativos na política de nossa cidade nos próximos anos.

A proposta do vereador pepista é proibir os vereadores eleitos de assumirem secretarias na administração pública municipal, gerando assim o fim da dança das cadeiras onde vereadores buscam ampliar seu poder dentro da política.

Na prática o vereador explica que o avanço será principalmente na interferência dos poderes. “Quando um vereador assume uma secretaria, o prefeito além de ter o vereador licenciado dentro de sua equipe, ele cala o suplente que assume a vaga na Câmara, pois se ele promover algo contra a administração o prefeito exonera o titular fazendo que o 
suplente perca a vaga”, afirma Piruka.
 

O vereador ainda menciona a questão de isto ser uma linha da frente jovem parlamentar progressista, e que esta legislação está sendo proposta em várias cidades onde o Partido Progressista possui assento na Câmara.

A emenda precisa passar pelas comissões da casa legislativa para ir à votação, porém além deste tramite, o vereador que fez a proposta menciona que estará durante esta semana buscando outros vereadores para assinar, já que uma emenda à lei orgânica precisa de 4 assinaturas além da do proponente.

“Protocolamos o projeto e agora vamos atrás de parceiros que entendam da mesma forma que nós. Esta proposta cria um marco divisor na história de nossa cidade. Muito do descrédito da classe política se dá por coisas como esta.

Se queremos melhor a política, precisamos mudar a forma que a política está sendo feita”, finalizou o vereador que foi o mais votado nas últimas eleições.