Canal do Poder

Home /

Notícias

Deputado Altair Silva solicita isenção de ICMS para microgeração de energia renovável

Quinta-feira, 27 de outubro de 2016, 21h38min

O deputado Altair Silva (PP) encaminhou nesta quarta-feira (25) uma indicação solicitando adesão do estado de Santa Catarina ao Convênio Confaz 16/2015, que concede isenção de pagamento de ICMS (Imposto sobre Mercadorias e Prestação de Serviços) sobre o excedente de energia elétrica produzida por mini e microgeradores renováveis.

A adesão ao convênio beneficiaria o consumidor que optar em gerar sua própria energia por meio de fontes renováveis, como hidráulica, solar, eólica e biomassa. O abatimento ocorre por isenção do ICMS sobre a energia trocada entre o consumidor e a distribuidora.

“Isto evita que o consumidor seja tributado pela energia injetada na rede, pagando somente o imposto sobre a energia consumida e, com a geração excedente, acumula créditos junto à distribuidora.”, afirmou Silva.

Na indicação, o parlamentar argumenta que atualmente 22 estados brasileiros já aderiram ao convênio que beneficia cerca de 177 milhões d e brasileiros, correspondendo a mais de 87% da população do país.

“Com a isenção, haverá mais competitividade nesse tipo de geração de energia e incentivo para que se invista mais em tecnologia, gerando mais empregos e diversificando a matriz energética do país, sobretudo as fontes mais limpas.”, disse o deputado.