Canal do Poder

Home /

Notícias

Valduga pede retomada do Programa Nacional de Habitação Rural

Terça-feira, 25 de outubro de 2016, 22h07min

Na sessão de terça-feira (25), o deputado Cesar Valduga (PCdoB), expôs a preocupação das entidades sindicais e de representação de produtores rurais de Santa Catarina em relação à paralisação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que integra o Programa Minha Casa, Minha Vida.

Os sindicatos dos trabalhadores rurais de Urubici, Urupema, Cunha Porã, Faxinal dos Guedes, Papanduva, Campos Novos, Fraiburgo, Arroio Trinta, Belmonte, Vargeão e Rio Rufino buscaram apoio junto ao parlamentar para tentar retomar o PNHR. 

“O Programa Nacional de Habitação rural é fundamental para a melhoria na condição de vida de nossos produtores, além de dar condições para os jovens agricultores, que pretendem constituir suas famílias, possam continuar no campo tendo sua casa própria”, explicou Valduga.

AUDIÊNCIA EM CHAPECÓ 

Segundo o presidente da Federação dos Agricultores e das Agricultoras do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), José Walter Dresch, são mais de dois mil processos paralisados na Caixa Econômica, além de milhares de famílias que aguardam acesso ao programa. 

“O PNHR começou a receber cortes já em 2014, sofrendo uma redução drástica em 2015 até que, este ano, para Santa Catarina, não foi repassado recurso algum”, afirmou Dresch.

O deputado Valduga encaminhou indicação ao governo federal solicitando a imediata retomada do PNHR, e apresentou requerimento de audiência pública em Chapecó para tratar o tema. “Precisamos compreender o que está acontecendo e buscar solução para esta situação. Não podemos abandonar nossa população rural”, concluiu Valduga.