Canal do Poder

Home /

Notícias

Alesc e deputada Luciane homenageiam 50 anos do Sinte nesta terça-feira

Segunda-feira, 17 de outubro de 2016, 18h30min

 Assembleia Legislativa (Alesc) realiza nesta terça-feira (18) uma sessão solene em homenagem aos 50 anos do maior sindicato de Santa Catarina: o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sinte-SC).

O evento especial é uma proposição da deputada Luciane Carminatti (PT) e será realizado a partir de 19h, no plenário da Assembleia, em Florianópolis. 

“Como professora, sempre estive ao lado do magistério, dos estudantes e dos que lutam pela educação pública de qualidade, e o sindicato tem uma história inegável de conquistas não apenas aos professores, mas para a educação estadual como um todo”, enfatiza Luciane. 

O Sinte tem 30 mil associados e é a organização oficial dos professores da rede estadual pública de Santa Catarina, estabelecendo longos debates por pautas como a carreira dos docentes, aposentadoria, piso salarial e melhoria das condições de trabalho. 

“Não é novidade que a valorização do professor também significa aumentar o nível da educação pública. São consequências diretas e, mesmo assim, ainda temos uma função extremamente prejudicada, inclusive aqui no Estado.

Por isso a importância do Sinte para o ensino em Santa Catarina: é a defesa de uma das categorias públicas mais relevantes” explica a deputada. 
Na sessão solene, a Alesc também homenageará ex-presidentes do sindicato, além de coordenadores e figuras históricas do Sinte. A sessão será transmitida ao vivo pela TVAL e pelo site tv.alesc.sc.gov.br
 

Cinco décadas de enfrentamento

A história do Sinte começa em 1966, com a criação da Associação dos Licenciados de SC (Alisc) por um grupo de aproximadamente 25 professores.

Trata-se de uma das primeiras organizações representantes do magistério catarinense e, no fim da década de 1970, contava com aproximadamente 800 associados. 

Ao longo de sua história, o trabalho da Alisc teve dificuldades para avançar no período da ditadura militar, mas a associação manteve-se atuando principalmente na relação entre associações municipais e regionais pelo fortalecimento de ações judiciais contra o Estado. 

O Sinte é oficialmente fundado em outubro de 1988, substituindo a Alisc com base na Constituição Federal daquele ano. No processo, o Sinte também incorporou diversos outros núcleos e associações de professores, tornando-se a entidade oficial do magistério público em SC.