Canal do Poder

Home /

Notícias

Por que Angela Amin foi condenada pelo STJ e o que pode acontecer a partir de agora

Quarta-feira, 5 de outubro de 2016, 19h56min

A candidata à prefeitura de Florianópolis pelo PP, Angela Amin, teve os direitos políticos suspensos por cinco anos em uma decisão do Superior Tribunal de Justiça no última dia 28 de setembro. No entendimento do STJ, Angela praticou crime de improbidade administrativa. A defesa dela vai recorrer

Em três perguntas, entenda pelo que Angela responde e quais as consequências desse processo para a eleição deste ano em Florianópolis:

Por que Angela Amin foi condenada pelo Superior Tribunal de Justiça?

Angela foi condenada por um caso ocorrido durante seu primeiro mandato como prefeita de Florianópolis. Em 2000, meses antes de confirmar que seria candidata à reeleição, Angela apareceu em uma campanha que falava sobre obras realizadas durante seu mandato, com anúncios em rádio, TV e jornais, outdoors e distribuição de livretos.

Embora a campanha fosse assinada pela administração municipal, o Ministério Público de Santa Catarina entendeu que se tratava de publicidade pessoal feita com dinheiro público, porque os destaques eram dados "à capacidade de governar e de ter feito" obras durante a gestão.

Isso, segundo o MP, caracteriza improbidade administrativa e deveria ser punido com devolução do dinheiro usado na campanha e com a perda dos direitos políticos.

Fonte: Clicrbs