Canal do Poder

Home /

Notícias

Outubro Rosa

Terça-feira, 4 de outubro de 2016, 21h10min

Com o objetivo de reforçar os cuidados com a saúde da mulher, o município de Chapecó por meio da Secretaria de Saúde desenvolveu uma série de estratégias voltadas as celebrações do “Outubro Rosa” 2016. Durante todo o mês outubro serão promovidas ações para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em todas as unidades de saúde do município.

Um dado apresentado pela Sociedade Brasileira de Cancerologia aponta o câncer de mama como a principal causa de mortes entre as mulheres, sendo o diagnóstico tardio um fator de complicação.

A gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Chapecó, Flávia Mocelin Camargo revela que a prevenção dos casos de câncer de mama e colo uterino é prioridade, uma vez que detectado precocemente esse tipo de câncer tem quase 100% de chances de cura; ainda assim, é o que mais mata mulheres no mundo.

Ela reforça que as atividades realizadas neste período têm como objetivo esclarecer não só às mulheres, mas para toda a população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame e a mamografia.

Prevenção à noite

Com a finalidade de facilitar ainda mais o acesso do público feminino aos exames preventivos de coleta de câncer uterino, os 26 Centros de Saúde da Família de Chapecó estarão atendendo as mulheres no período noturno.

O horário diferenciado esta programado para acontecer na semana de 17 a 21 de outubro, das 18h às 21h.

Esta estratégia visa atender as mulheres que trabalham durante a semana e não conseguem realizar os exames nos horários de atendimento dos centros de saúde dos bairros. Seu foco principal é atingir principalmente as mulheres entre 20 e 59 anos, faixa etária onde a incidência do Câncer Uterino é mais acentuada.

As unidades irão realizar ainda uma busca ativa de mulheres que nunca realizaram o exame, ou ainda aquelas que há muito tempo não realizam o exame. O exame Preventivo de Câncer de Colo de Útero também conhecido como Papanicolau, tem grande importância para o diagnostico precoce do Câncer Uterino.

O que é o “Outubro Rosa”?

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.