Canal do Poder

Home /

Notícias

Governo define entidade que irá gerenciar Centro de Atendimento ao Imigrante

Quarta-feira, 21 de setembro de 2016, 22h13min

Depois de nove meses de espera, nesta quinta-feira (21), às 10h30, será assinado o convênio entre o governo do Estado e a Pastoral do Imigrante da Ação Social Arquidiocesana de Florianópolis (ASA), que venceu a Chamada Pública para  gerenciar o  Centro de Referência  Estadual de Atendimento ao  Imigrante  e Refugiados. 

O ato acontecerá no gabinete do governador. O centro funcionará em duas salas da Rodoviária  Rita Maria, em Florianópolis. As reformas no local devem durar até novembro.

A formalização está sendo comemorada pelo deputado estadual Dirceu Dresch (PT), que preside a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e vinha pressionado o governo pela instalação da estrutura de apoio.

"Será o primeiro centro de referência estadual ao imigrante do Brasil, e isso se deve ao esforço das  29 entidades que congregam o Grupo de Trabalho do Imigrante e que atuavam, junto com a nossa comissão, para sensibilizar o governo a criar um local de atendimento adequado aos imigrantes que estão em solo catarinense."

Em janeiro deste ano o  governo do Estado celebrou convênio com o governo federal  e recebeu  R$ 1 milhão para instalar um  Centro de Referência e Acolhimento do Imigrante.

Até o momento, a Pastoral do Imigrante faz o atendimento de forma voluntária em uma sala de 18 m²,  na Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus, na Prainha.