Canal do Poder

Home /

Notícias

Audiência pública debate ações para a assistência social em SC

Quinta-feira, 4 de agosto de 2016, 9h46min

Uma audiência pública convocada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (ALESC), a pedido da deputada Luciane Carminatti (PT), debaterá nesta quinta-feira (4) as políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), analisando o atual cenário em Santa Catarina e propondo novas ações para o setor.


O debate intitulado “Santa Catarina em defesa do SUAS” ocorre em Florianópolis e terá a presença do secretário estadual de Assistência Social Trabalho e Habitação de SC, Geraldo Althoff, além de representantes da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e do Ministério Público de SC (MP-SC).

Entidades diretamente ligadas ao setor irão participar da audiência, como o Conselho Estadual de Assistência Social; o Fórum dos Trabalhadores do SUAS; o Fórum dos Usuários do SUAS; o Fórum Permanente de Assistência Social (Fepas); e o Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/SC).


— É importante que as políticas de assistência social sejam desenvolvidas sempre de baixo para cima, com apoio das entidades, grupos e trabalhadores que atuam diretamente no setor, e não no sentido contrário. Se não houver um debate intenso, o poder público não conseguirá alcançar a população com eficiência — explica Luciane.

Segundo a deputada, embora as políticas de assistência social sejam asseguradas por meio da Constituição Federal de 1988, trata-se de um setor historicamente “deixado em segundo plano” em Santa Catarina.

Na audiência desta quinta também será ainda lançada a Frente em defesa do SUAS e da Seguridade Social de Santa Catarina.
 

AUDIÊNCIA PÚBLICA: “SC EM DEFESA DO SUAS”


• Local: Auditório do SENAC (Rua Silva Jardim, nº 360)  - Florianópolis, Centro - ao lado da Assembleia Legislativa (ALESC)

• Data e horário: quinta-feira, 3/8 – 14h