Canal do Poder

Home /

Notícias

Deputado propõe título de utilidade pública à Fundação Aury Luiz Bodanese

Quinta-feira, 21 de julho de 2016, 18h06min

A Fundação Aury Luiz Bodanese (ALB), de Chapecó, está prestes a receber o título de utilidade pública estadual. O deputado Natalino Lázare (PR) apresentou para análise do Parlamento catarinense projeto de lei que confere à entidade o reconhecimento. “A fundação exerce um importante trabalho social em Chapecó que merece ser valorizado. O título de utilidade pública é o reconhecimento da Assembleia Legislativa à sua atuação”, defende o parlamentar.

A ALB foi fundada em 1996 e atua na promoção de programas voltados ao desenvolvimento ambiental, cultural e social da região, com projetos como Vivendo Saúde, Roda de Leitura e A Turminha da Reciclagem. De 2008 a 2015, mais de 900 mil pessoas participaram das atividades da fundação.

Mantida pela Cooperativa de Alimentos Aurora, o nome da ALB é uma homenagem ao seu fundador, Aury Luiz Bodanese, gaúcho que deu importantes contribuições à agricultura e ao cooperativismo de Santa Catarina. Bodanese liderou a fundação da Cooperalfa – fusão das cooperativas de Chapecó e Xaxim – e atuou na criação da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (Fecoagro).