Canal do Poder

Home /

Notícias

Itajaí Mais Limpa

Segunda-feira, 4 de julho de 2016, 17h13min

Atenuar o acúmulo de lixo nas calçadas e conscientizar a população para a necessidade de assumir o seu papel na proteção do meio ambiente, bem como criar o hábito consciente da separação do lixo, contribuindo para uma cidade mais limpa, bonita e agradável, é o objetivo do projeto "Itajaí Mais Limpa".

A presença de coletores de lixo nos estabelecimentos comerciais, além da finalidade em si, irá refletir, de forma afirmativa, a prática da reciclagem através do exemplo, incentivando a adoção da mesma em suas casas, trazendo benefícios à cidade e ao cidadão, com a manutenção de um meio ambiente saudável e equilibrado, preservação da saúde pública, prevenção de doenças e a minimização de obstruções no sistema de drenagem pluvial.

É dever do Município proteger e preservar o meio ambiente, combatendo a poluição em qualquer de suas formas, conforme determina a Constituição Federal.

A parceria com as cooperativas instaladas e ativas no município de Itajaí é de fundamental importância para o êxito do projeto, considerando que terão a garantia do descarte do reciclado, matéria que move suas atividades, onde estas serão responsáveis pela manutenção e recolhimento do lixo reciclável, dando o devido destino para o mesmo.

Atualmente, existem alguns modelos de “lixeiras” para descarte do lixo orgânico e os recicláveis, entre elas, aquelas fabricadas a partir da reutilização de embalagens TetraPark (impermeável, resistente e que não propaga chamas), conforme exemplar instalado em alguns pontos da cidade, por iniciativa de algumas empresas (modelos anexos).

No sentido de contribuir, em parceria com todos os segmentos da sociedade, para uma cidade ainda mais limpa e mais linda do que já é, promovendo a educação e a prática da preservação do meio ambiente, é que propomos o presente projeto de lei, na certeza do apoio dos Nobres Pares desta Egrégia Casa de Leis.