Canal do Poder

Home /

Notícias

Governador do Piauí busca acordo com setor cooperativista catarinense em Chapecó

Quinta-feira, 30 de junho de 2016, 11h06min

Uma comitiva do Governo do Piauí, comandada pelo governador Wellington Dias, visitou na manhã desta quarta-feira, dia 29, a Cooperalfa em Chapecó para conhecer iniciativas do setor cooperativista de Santa Catarina.

Os gestores foram recebidos pelo presidente Romeu Bet e pelo presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e diretor de agropecuária da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Marcos Antônio Zordan. A deputada estadual Luciane Carminatti, o presidente do Partido dos Trabalhadores de SC Claudio Vignatti e o ex-prefeito de Chapecó José Fritsch acompanharam a reunião.

O objetivo da visita é avaliar experiências voltadas ao desenvolvimento econômico rural que possam ser levadas ao estado nordestino - que teve o maior crescimento no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na última década. “Crescemos mais que a China no período de 2003 para cá - atingimos número cinco vezes maior que o estimado para o estado na meta do milênio. Mas o nosso desafio é crescer de forma planejada, investindo na infraestrutura necessária para o desenvolvimento de cada setor, aliando o acesso à educação e profissionalização”, ressalta o governador.

O setor agrícola do estado está entre as prioridades do Governo e é por isso que a equipe piauiense veio conhecer a realidade do oeste de SC, a maior bacia produtora de leite do país. O estado também está entre os maiores produtores e exportadores de carne - boa parte da produção vem das 13 cooperativas filiadas à Aurora, lideradas pelas mais de 70 mil famílias associadas.

“Temos orgulho em poder apresentar a Aurora e as nossas cooperativas, em nome da Coorpealfa, que representam uma das maiores cadeias produtivas do Brasil e movimentam toda a economia local e regional. O sistema cooperativo é um modelo para o país, pois está voltado ao desenvolvimento dos municípios e à qualidade de vida e permanência de quem vive no campo”, avalia a deputada Luciane.

Além da visita e do convite para que uma comitiva catarinense viaje ao nordeste, o governador Wellington dias sinalizará formalmente o interesse de promover acordos com Santa Catarina. “Nosso compromisso é, de forma oficial, abrir as portas para o sistema cooperativo catarinense no Piauí”, enfatiza.