Canal do Poder

Home /

Notícias

Precisamos pensar em uma cidade dos bairros para o centro, diz o deputado Valduga

Quarta-feira, 22 de junho de 2016, 18h46min

Com objetivo de construir um Plano de Governo voltado às demandas reais da população chapecoense, o PCdoB deu início em maio ao Ciclo de Debates para compor o projeto de cidade da candidatura a prefeito de Chapecó, do deputado Cesar Valduga (PCdoB).

O primeiro encontro debateu a construção de uma política municipal de saúde em conjunto com profissionais da área, comunidade e o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira, que deu um norte do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios.

Dando sequência ao ciclo, o PCdoB debateu na noite desta segunda-feira (20), com a participação do cientista político, professor Licério de Oliveira, a construção de uma proposta de mobilidade urbana para a cidade.

Licério, que faz parte do Conselho da Cidade (ConCidade) e participou de audiências que debateram as diretrizes do Plano Municipal de Mobilidade Urbana – já aprovado pela Câmara de Vereadores –, trouxe à discussão alguns pontos a serem levados em consideração na composição de propostas para a mobilidade urbana de Chapecó.

Dentre elas, o professor citou a necessidade de se atentar as demandas dos pedestres, ciclistas e portadores de necessidades especiais – pontos ainda deficitários, na opinião do professor. Na mesma lógica, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Chapecó, Cesar Valduga (PCdoB) falou que pensar a mobilidade vai muito além de reorganizar o trânsito da cidade.

“Precisamos implementar o plano que foi aprovado, mesmo que ao longo do tempo seja necessário rever e fazer alterações. Até porque a cidade cresce e as demandas são outras. O nosso grande desafio será implementá-lo", pincelou o candidato.

Para Valduga, questões como a integração dos usuários do transporte coletivo, a informatização do sistema do transporte público, modernização dos abrigos de ônibus, implantação de ciclovias, ciclofaixas e vias alternativas são alguns dos pontos a serem implantados com urgência em Chapecó.

"Obviamente que não precisamos nos limitar a implantar apenas o que foi pontuado no estudo. O PCdoB tem seu DNA de mobilidade urbana voltado ao controle social e às necessidades da classe trabalhadora. Pensamos em uma cidade que seja dos bairros para o centro da cidade, e não reestruturar somente o centro e esquecer-se dos bairros”, levantou o deputado.

PROPOSTAS

Aumentar o número de ônibus circulando na cidade; implantar mais um terminal na região da Efapi; trabalhar em uma política de segurança para as mulheres usuárias do transporte coletivo; implantar o passe livre para os estudantes; pensar num fator compensatório para propor o passe livre; implantar um plano de mobilidade comprometido com o social e voltado aos trabalhadores, foram algumas das sugestões levantadas para compor as propostas do Plano de Governo de Cesar Valduga.

Todas as propostas serão integradas a um Grupo de Trabalho que fará um levantamento de informações, cruzamento de dados para então apresentar o projeto de mobilidade urbana do PCdoB.