Canal do Poder

Home /

Notícias

Valduga presta homenagem à Chapecoense na quinta

Quarta-feira, 8 de junho de 2016, 9h52min

Por proposição do deputado estadual Cesar Valduga (PCdoB), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina fará um ato solene à Associação Chapecoense de Futebol.

O ato é em comemoração aos 43 anos do Clube e também em reconhecimento a conquista do título de campeão do Campeonato Catarinense 2016.

Para o deputado, Chapecó é reconhecida hoje como Capital do Oeste não somente pelo seu desenvolvimento econômico, e ser um pólo agroindustrial, mas tornou-se referência também no esporte profissional.

“É com grande satisfação que faremos esse ato solene nesta quinta-feira (9). Hoje, a cidade de Chapecó se tornou reconhecida por causa da nossa aguerrida Chapecoense. Somos o time mais vitorioso e mais bem estruturado de todo o nosso Oeste, e sermos campeões do Campeonato Catarinense neste ano, nos levou a patamares ainda maiores no esporte”, assinalou.

Serão homenageados membros da diretoria, do conselho consultivo, torcidas organizadas, mascotes e uma das integrantes mais antigas da Associação receberá moção honrosa em nome de todo o Clube.

A CHAPECOENSE

A Associação Chapecoense de Futebol foi fundada em 1973 por quatro apaixonados pelo futebol: Lotário Immich, Vicente Delai, Alvadir Pelisser e Altair Zanella. Na década de 70, o futebol de Chapecó era composto por times amadores que representavam os bairros e grupos sociais, que disputavam entre si em campeonatos municipais e as ligas microrregionais.

Com a fusão dos principais times, Independente Futebol Clube e Clube Atlético Chapecó, a Chapecoense surge para enlaçar de vez a força dos munícipes e dar representatividade ao Oeste no esporte profissional. A fundação e a estabilização da Chapecoense foram frutos de esforços coletivos: de empresários, da população e de todos aqueles que desejavam ver a cidade de Chapecó se tornar referência também no futebol profissional.

Com a força desse interesse coletivo, a Chapecoense ganhou Santa Catarina ainda jovem, em 1977, ao conquistar pela primeira vez o Campeonato Catarinense. A coroação marcou um novo momento para a Chapecoense e também para os chapecoenses.

 Quatro décadas se passaram, dificuldades surgiram e com elas a superação. A Chapecoense cresceu e segue crescendo a cada dia. O rápido acesso da série D em 2009 para a série A em 2013 colocou o nome da Chapecoense na história da competição, uma conquista lembrada e admirada em todo o país, assim como a disputa da Copa Sul Americana, em 2015, momento em que a Chapecoense atraiu os olhares da América com sua humildade e seu carisma.

 

Hoje, pentacampeã catarinense, a Chapecoense disputa pela terceira vez o Campeonato Brasileiro entre os vinte melhores times do país. Em 2016, os chapecoenses comemoram os 43 anos da Chapecoense com muitos motivos para celebrar.