Canal do Poder

Home /

Notícias

Ministro da Agricultura recebe pleitos da produção de Maçã

Terça-feira, 31 de maio de 2016, 11h27min

Os deputados federais Valdir Colatto (PMDB-SC), Jerônimo Goergen (PP-RS) e Mauro Pereira (PMDB-RS); produtores e Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) estiveram, na última semana, em audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, para discutir os principais pleitos do segmento da maçã e sua importância socioeconômica.

Segundo o deputado Colatto, hoje a maçã gera 58 mil empregos diretos e outros 136 mil indiretos e movimenta 6 bilhões de reais.

“Levamos ao ministro a importância da maçã para o país e as preocupações do setor, como o seguro agrícola de 2015/2016, no valor de 30 milhões que o governo não pagou, e além dos os registros de produtos fitossanitárias para a fruticultura que demoram para serem liberados pela Anvisa” disse.

“O Brasil erradicou a cydia pomonella (pragas mais importantes das maçãs) há dois anos, feito inédito em nível mundial. A maçã é cultura, principalmente em Santa Catarina, que é o maior produtor nacional.

Por isso, precisamos desburocratizar a legislação e os procedimentos que trazem enormes prejuízos ao setor produtivo”, acrescenta Colatto, que é presidente da Frente Parlamentar da Desburocratização na Câmara dos Deputados.

De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), o Brasil possui 4321 produtores de maçãs que cultivam 36 mil hectares da fruta, especialmente nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Em 2015, foram produzidos 1,27 milhões de toneladas de maçãs, o que coloca o Brasil entre os 12 maiores produtores do mundo.