Canal do Poder

Home /

Notícias

Prefeito assina ordem de serviço para construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde

Sexta-feira, 7 de novembro de 2014, 11h51min

A Prefeitura de Brusque irá construir duas novas Unidades Básicas de Saúde. A novidade irá beneficiar diretamente os moradores dos bairros Zantão e Emma II, que poderão acessar os serviços oferecidos pela rede municipal de forma mais ágil. A ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos foi assinada pelo prefeito Paulo Eccel na noite desta quarta-feira (5) e o serviço será executado pela a empresa vencedora da licitação, a Rodrigues e Camargo Ltda.

Atualmente os moradores do bairro Zantão são referenciados à UBS Santa Luzia. Já a população do Emma II é atendida pela UBS de Santa Terezinha. A secretária de Saúde, Ana Ludvig, destaca que a construção dos novos espaços também irá possibilitar a redistribuição desses atendimentos, garantindo melhor fluxo para os bairros que hoje acolhem mais de uma região.

O prazo para finalização dos trabalhos é de sete meses. Para a construção das duas novas Unidades Básicas de Saúde estão sendo investidos R$ 989.820,30 com recursos repassados pelo Governo Federal e contrapartida da Administração Municipal. As obras serão acompanhadas pelo Departamento Geral de Infraestrutura e seguem o padrão arquitetônico utilizado nas demais UBS da cidade.

Expansão

 
A aplicação do recurso público na humanização do atendimento e reformulação das construções tem sido um importante foco de atuação da Prefeitura de Brusque por meio da Secretaria de Saúde, que investiu maciçamente na transformação das unidades em ambientes mais acolhedores, além de informatizar todos os serviços de saúde equipando as unidades com ferramentas para primeiro atendimento de urgência e emergências e garantindo a acessibilidade do usuário dentro da unidade com rampas de acesso.

As novas UBS contam com estrutura necessária para o atendimento de qualidade à população, com consultórios médico, de enfermagem e odontológico, salas de procedimentos, esterilização, vacina, observação, reuniões e de agentes comunitários. Além disso, cozinha, lavação, almoxarifado e farmácia. Tudo em um ambiente climatizado, com portas automáticas, mobília moderna e televisão em sala de espera.