Canal do Poder

Home /

Notícias

Dengue: Diversas ações em Chapecó

Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016, 10h08min

A quinta-feira (25) foi movimentada em Chapecó e diversas ações de prevenção e combate a dengue foram realizadas.

Durante a manhã as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Saúde realizaram vistoria e fiscalização em terrenos baldios.

Foram limpos 11 terrenos que já estavam notificados antes do decreto das 24 horas; os proprietários serão multados e deverão arcar com as despesas oriundas do trabalho de limpeza.

Ainda as equipes de Agentes de Combate as Endemias e Agentes Comunitárias de Saúde estiveram nas ruas realizando atividades de orientação à população.

Foi realizado ainda pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde aplicação de veneno UBV – unidade de baixo volume em diversas regiões da cidade aonde foram confirmados casos de transmissão viral.

Durante a tarde, representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura e Secretaria de Desenvolvimento Urbano estiveram na Câmara de Vereadores atendendo uma solicitação dos vereadores para esclarecer a atual situação da dengue no município, apresentando números de casos e ações realizadas.

Amanhã, sexta-feira (26), continuam as atividades de fiscalização e vistoria em terrenos baldios, também continua a aplicação de veneno em áreas especificas, começando pelo Centro, Vila Real, Cristo Rei, Bela Vista e Efapi.

A orientação à população dessas regiões é para que as pessoas deixem as portas e janelas abertas para que a atividade tenha o objetivo alcançado. As 10 horas está marcada reunião da Sala de Situação para avaliar as ações e organizar novas estratégias.

Nesse momento também será debatido o Mutirão que será realizado no sábado (27). A sexta-feira terá ainda, com o apoio do SAERFron, voos de helicóptero para levantamento de potenciais criadouros em prédios, em grandes terrenos urbanos e locais de difícil acesso.

 

 Dados atualizados da dengue em Chapecó:

 

•          2014 – 3 casos importados

•          2015 – 34 casos autóctones + 13 importados

•             2016 – 25 casos autóctones + 14 importados, 136 aguardando resultado de exames, 136 casos negativos.

 

·         14 homens e 11 mulheres; bairros: Zanrosso – Efapi, Presidente Médici, Centro, Bela Vista, Vila Real, Efapi – Thiago, São Cristovão, Quedas do Palmital, Líder, Universitário, Maria Goretti.