Canal do Poder

Home /

Notícias

Chapecó decreta situação de emergência por causa da dengue

Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016, 22h02min

O avanço dos casos de dengue em Chapecó levou o prefeito Luciano Buligon a decretar situação de emergência no município.

Ele anunciou a medida na manhã desta segunda-feira (22), durante o lançamento de um projeto piloto de armadilhas para combater o mosquito Aedes aegypti, na Escola Básica Municipal Água Amarela, no interior.

De acordo com o prefeito o decreto, que foi assinado à tarde, vai permitir ao município tomar medidas adicionais no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Chapecó já tem 22 casos da doença, 10 contraídos em Chapecó, nos bairros Centro, Bela Vista, Vila Real e Presidente Médici, 12 importados e 73 em investigação.

Com o decreto, aumenta o número de agentes de 90 para 100, que fazem fiscalização nas casas, construções e terrenos baldios.

As secretarias também farão uma força-tarefa para controlar a proliferação. “Essa é uma guerra de todos e precisamos dar respostas imediatas para combater o mosquito”, afirma o prefeito.

Segundo o secretário Wilson Lobo, responsável pela fiscalização, o município tem 15 mil terrenos baldios, mas as equipes serão divididas em dois turnos e os esforços serão intensificados para conter a infestação.