Canal do Poder

Home /

Notícias

Dresch está otimista com criação de suínos da raça MO25 pela agricultura familiar

Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016, 20h38min

O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) realiza e apoia ações de fomento à diversificação da produção pela agricultura familiar.

Ele está otimista com os avanços na difusão da criação de suínos da raça MO25,   desenvolvida pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia, devido ao potencial de gerar renda ao agricultor familiar. 

A carne do animal tem  características voltadas a um público mais exigente. No último domingo (15), Dresch participou da tradicional festa de incentivo ao consumo de carne suína. Toda a carne servida no almoço era da raça MO25 .

 Desenvolvida a partir do cruzamento entre as raças Landrace, Large White e Moura, a carne do suíno MO25 se destaca pelo sabor diferenciado, maciez e pelo marmoreio, que proporciona maior suculência, principalmente quando destinada a  produtos curados.

O deputado Dirceu Dresch destaca a rusticidade do suíno como uma qualidade importante para a produção pela agricultura familiar.

Essa característica, quando associada a método de produção adequado e diferenciado diminui em 90% a possibilidade doenças e  uso de medicação.

 "Como 25% da genética do animal provém do raça Moura, um porco rústico, que foi  introduzido na região do sul pelos colonizadores  nas primeiras décadas do século passado, a carne do animal resgata um  sabor colonial. 

É uma carne que tem um mercado diferenciado, com alto valor agregado, voltado a um público que busca alimentos  mais saudáveis", afirma o deputado.

 Como é um animal que se adapta muito bem à produção de base ecológica, isso já está atraindo a atenção de setores agroindustriais que buscam essas características.

A Embrapa, juntamente com agricultores familiares  e pequenos frigoríficos de Xavantina, Ipumirim e Seara, na região do Alto Uruguai, já deu início a um projeto  voltado à criação do suíno MO25.