Canal do Poder

Home /

Notícias

Em Gramado se faz turismo com seriedade

Segunda-feira, 18 de janeiro de 2016, 11h40min

Gramado foi escolhida como a 4ª cidade com a melhor reputação do mundo. Famoso pelo seu festival de cinema e pela sua ótima culinária, o município do Rio Grande do Sul conseguiu entrar no top 5 de uma das listas mais importantes da plataforma de busca de hotéis Trivago, o Global Reputation Ranking.   

Todos os anos, a classificação do site seleciona as 100 cidades com a melhor reputação online. Além da brasileira, várias localidades italianas também apareceram nela, em posições também bem impressionantes.   

É o caso de Matera, que ficou com o segundo lugar. Com uma incrível classificação de 87,48 de 100 pontos, esta é a primeira vez que a Capital Europeia da Cultura de 2019 entra para o ranking. Seguindo o município da Basilicata, vem San Gimignano que, com seu centro histórico considerado Patrimônio da Unesco, conseguiu conquistar a "medalha de bronze", com a pontuação de 85,98 de 100.   

Ainda entre as 20 mais se encontram outras quatro cidades italianas, a de Lecce, em sexto; a de Sorrento, em nono; a de Assis, em 13º; e a de Lucca, em 14º.   

Já a primeira colocação do Trivago Global Reputation Ranking 2016 foi, inesperadamente, para o município de Göreme, pequena vila na região histórica e turística da Capadócia, na Turquia.

A localidade, que recebeu uma nota de 88,03, conta com a presença de um parque nacional, que é Patrimônio da Unesco, e vários sítios arqueológicos, como o de Tokali Kilise, igreja bizantina escavada em uma caverna.   

Para completar o top 10, aparecem Hanói, no Vietnã, em quinto; Siemp Reap, no Camboja, em sétimo; Killarney, na Irlanda, em oitavo; e Funchal, em Portugal, em 10º.   

Confira o top 10: 1 - Göreme, Turquia 2 - Matera, Itália 3 - San Gimignano, Itália 4 - Gramado, Brasil 5 - Hanói, Vietnã 6 - Lecce, Itália 7 - Siemp Reap, Camboja 8 - Killarney, Irlanda 9 - Sorrento, Itália 10 - Funchal, Portugal (ANSA).

Se tratando de Santa Catarina, onde o turismo é um dos mais assediados no Brasil, não passamos nem perto. Com belas praias que são verdadeiros paraísos, mas administradores de quinta, figuramos apenas como coadjuvante em qualquer classificação.Se não tivessemos tantos prefeitos picaretas, possivemente estariamos bem melhores em termos de classificação mundial.